5.9.11

Androginia - O terceiro gênero


 De tempos em tempos, conceitos vão e voltam. E o conceito que voltou com tudo é a androginia, ou como eu gosto de chamar, o ¨ terceiro gênero ¨ que sinceramente é um dos meus preferidos. Bom não é de hoje que temos visto desfiles, campanhas e editoriais abordando este conceito, seja ele do feminino ao masculino ou vise-versa. Este conceito leva a uma viagem além dos gêneros, filtrando o que há de melhor tanto no masculino quanto no feminino. Assim fazendo uma mistura de características em um único ou também para expor algo além do masculino e do feminino. Estamos convictos que este conceito traz uma beleza nada convencional, atravessando fronteiras do que é irreal para algumas pessoas. 



 Para viajar um pouco na historia, vou fundo e contar desde o inicio. Na mitologia grega, os andróginos ¨masculino (andro) quer feminino (gyne)¨ eram criaturas esféricas que possuíam dois sexos ao mesmo tempo, com quatro mãos e duas faces, então como eles eram fortes, entraram no Olimpo, local onde viviam os deuses Gregos da época, assim tentando tomar o poder. Mas Zeus diante da ameaça corta os andróginos ao meio. Assim condenando a cada uma de suas partes a encontrarem eternamente suas metades. Uma historia louca não?



 Então eu diria que justamente essa beleza inconveniente é aquela que nos completa, unindo nossas duas faces, juntando nossas metades. Mas não foi num passe de magica que este conceito ganhou tanto sucesso e amantes, ele assim como muitos outros conceitos teve suas raízes, um bom exemplo é nos anos 30,  a alemã Marlene Dietrich, foi a primeira atriz a usar roupas masculinas no cinema, com a intenção de provocar o desejo masculino, ao erotizar com suas próprias roupas. E trinta anos depois chega Yves Saint-Laurent e lança um smoking feminino e novamente o mundo da moda se choca. 
 Já na década de 70 e 80 chegam os ícones David Bowie, Boy George e não poderia deixar de falar de Patti Smith, que realmente foram os que levaram o conceito para um universo usável.




 E estamos passando por um período no mundo da moda em que este conceito esta no auge, sendo explorado a cada dia mais e renovado por novos estilistas e fotógrafos. Sendo assim, devemos aproveitar o máximo este conceito que esta ai a um bom tempo, sem deixar passar vontades ou desejos fashions, expor nossos lados sexuais e mostrar ao mundo nossos gêneros adormecidos dentro de nós.









Nenhum comentário:

Postar um comentário