17.8.11

ZARA - Escravidão Contemporânea





  Se você sempre sonhou em ter uma peça de roupa trabalhado a mão, pode erguer as mãos pro alto e agradecer a ZARA, ou melhor aos escravos da ZARA! Apesar das ironias o papo é bem serio gente, Esta semana foi publicado um artigo no Brasil, denunciando a mão de obra escrava numa das maiores redes de departamento do mundo, a ZARA. Confesso que a noticia me chocou de certo modo por ter ocorrido no Brasil, se fosse na China, eu ate ficaria menos surpreso, mas Brasil, um pais conhecido por sua liberdade conquistada a 123 anos sem escravidão! Como pode?


  A investigação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) divulgou em nota que encontraram uma das oficinas em São Paulo com 15 trabalhadores, incluindo uma adolescente de apenas 14 anos. Todos encontrados em situações degradantes e desumanas. Também foram encontrados, documentos ilegais como, contratos trabalhistas exigindo 16 horas de trabalho por dia e cerceamento da liberdade dos funcionários ilegais do local.




  Uma reportagem sobre este caso foi exposta no programa A LIGA da TV Bandeirantes, relatando as baixas condições trabalhistas e higiênicas da oficina terceirizada. Confira abaixo um vídeo com o relato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário